Recentemente, a CulturVator - Art D'Egypte inaugurou a terceira edição da sua exposição internacional anual "Forever is Now" no Cairo. "Ambientada ao lado das Grandes Pirâmides de Gizé, a exibição apresenta o trabalho de 14 artistas internacionais. Em essência, a mostra destaca a importância do intercâmbio cultural entre artistas no cerne da história e da antiga civilização egípcia".
A terceira edição "Forever Is Now", que acontece de 26 de outubro a 18 de novembro, apresenta um conjunto diversificado de artistas de diferentes partes do planeta. Entre eles estão o artista egípcio Mohamed Banawy e o talento saudita Rashed Al Shashai, além da artista visual americana Carol A. Feuerman e o criativo belga Arne Quinze. Coletivamente, esses artistas se uniram para interagir de forma criativa com um dos locais históricos mais icônicos do mundo, tecendo narrativas visuais imersivas que fundem elementos contemporâneos com o passado, contando histórias sobre a terra e seus habitantes.
"Forever is Now" acontece nas proximidades das Pirâmides de Gizé e do planalto ao redor. Com curadoria de CulturVator - Art D'Egypte, a exposição destaca artistas de várias regiões e países, envolvendo-os em expressões de grande escala em um dos marcos históricos mais importantes do mundo. As instalações evocam um presente entrelaçado com o passado, dialogando com a região e a história contextual.
As obras de arte contemporâneas utilizam diversos materiais, incluindo fibra de vidro, aço, pedra e mármore, oferecendo uma experiência artística e ambientalmente consciente. Na verdade, os 14 artistas seguiram diferentes direções com suas instalações, cada um interagindo com o contexto de uma maneira única. Por exemplo, a escultura geométrica de Dionysios, intitulada "Meditation on Light", que utiliza inteligência artificial; a escultura hiper-realista de Carol Feuerman, intitulada "Mulher Egípcia na Forma da Deusa Hathor", evocando a antiga divindade egípcia do amor e da fertilidade; e as seções de um labirinto de Rashid Al Khalifa emergindo do chão em vários ângulos, cada uma adornada com padrões inspirados no livro "Torre de Babel" do estudioso jesuíta Athanasius Kircher em 1679.
Neste ano, a exposição levanta questões sobre a nova era da tecnologia e da mudança cultural que o mundo está passando, combinando o patrimônio cultural com a rica diversidade das práticas artísticas contemporâneas. A exposição também destaca a importância do intercâmbio cultural entre artistas, demonstrando a posição da criatividade humana no cerne da história pulsante e da antiga civilização egípcia. - Nadine Abdel Ghaffar, fundadora da CulturVator - Art D'Egypte
Instalações arquitetônicas possuem a capacidade de fazer declarações poderosas por meio de intervenções espaciais, evocando experiências distintas. No mês passado, a NYCxDESIGN apresentou o Design Pavilion, uma proeminente exposição de arquitetura pública em Nova York. O pavilhão destaca três instalações, experimentando materialidade, sustentabilidade e justiça social. Além disso, o tema do Burning Man 2023 foi "ANIMALIA", encorajando os participantes a embarcar em uma viagem que esfumaçava a linha entre a realidade e a fantasia em suas instalações. Por fim, a décima edição do MPavilion na Austrália, projetada pelo vencedor do Prêmio Pritzker Tadao Ando, será inaugurada na próxima semana.